You are currently viewing mitos e verdades sobre o tratamento ortodôntico

mitos e verdades sobre o tratamento ortodôntico

1- Todos os casos levam no mínimo 2 anos para tratar -> MITO
O tempo de tratamento vai depender do grau de dificuldade do caso e do aparelho escolhido. A ordem na velocidade do tratamento é: Invisalign < Aparelho fixo metálico < Aparelho de safira < Aparelho lingual Sim, o Invisalign (ou Invisa, para os íntimos) é o aparelho ortodôntico mais rápido

2- Aparelho dá cárie -> MITO
O aparelho fixo gera sim uma dificuldade maior na higienização dos dentes (o que não ocorre quando pensamos no tratamento com Invisalign), porém tomando os cuidados básicos, não teremos cárie ao final do tratamento

3- Depois que tira o aparelho, o dente fica todo arranhado -> MITO
Usamos uma broca especial para a remoção da resina, essa broca não tira o esmalte do dente, e sim somente a resina. Dessa forma, quando termina o tratamento, os dentes ficam intactos!

4- Dói muito -> MITO
A dor do aparelho é bastante suportável. São 2 fatores que podem gerar dor: As feridas na bochecha (no caso de aparelho fixo convencional) ou na língua (no caso do aparelho lingual) que cessam completamente depois da fase inicial de adaptação; O incômodo todas as vezes que for feita a manutenção do aparelho (ou a troca de alinhadores, no caso do Invisalign). Esse incômodo costuma permanecer por 2 a 3 dias e depois passa, além disso é totalmente suportável.

5- O tratamento ortodôntico só deve começar depois que todos os dentes permanentes tiverem nascido -> MITO
Em muitos casos são necessárias interferências nas arcadas dentárias mesmo ainda tendo dentes de leite na boca. Nessas situações, quando agimos mais cedo, a tendência é que o tratamento com aparelho seja mais fácil e os resultados sejam atingidos mais rápido!

Deixe um comentário

Fechar Menu