Aparelhos Ortodônticos Convencionais

Aparelho Metálico

 

 

O aparelho ortodôntico de metal é considerado o mais tradicional, pois há uns anos atrás era a única opção quando falávamos em tratamento ortodôntico. Ele se tornou mais conhecido nos anos 80, porém o valor do tratamento ortodôntico era bastante alto, então poucas pessoas tinham acesso ao tratamento naquela época. De lá pra cá, com o desenvolvimento tecnológico, o processo de confecção das peças do aparelho ortodôntico fixo se tornou um processo menos artesanal, possibilitando o surgimento de inúmeras marcas de brackets, tornando assim o tratamento mais acessível. Hoje em dia os brackets são mais anatômicos e confortáveis na boca para que a experiência seja menos incômoda para o paciente em tratamento.

O aparelho de dente metálico é constituído por brackets que são colados individualmente nos dentes. No centro do bracket existe uma canaleta por onde passam o fio ortodôntico, responsável pela movimentação dentária. Esse aparelho ortodôntico é bastante conhecido pela possibilidade do uso das famosas borrachinhas coloridas – que prendem o fio ortodôntico no bracket – muitas vezes sendo uma opção descontraída para crianças, adolescentes e adultos, ou seja, pessoas de todas as idades!

A medida que os fios vão sendo trocados e dobras vão sendo incorporadas ao aparelho odontológico, é possível observar a melhora nas posições dentárias e uma melhor oclusão entre as arcadas.

Aparelho de Safira

 

 

Com certeza você já ouviu falar no aparelho ortodôntico estético transparente, não é? Muitas vezes quando se pensa em aparelho odontológico transparente, se pensa em aparelho de porcelana.  

A grande diferença entre o aparelho de safira e os aparelhos de porcelana está na maior translucidez do material e na menor capacidade de manchamento das peças do aparelho odontológico, evitando assim o amarelamento dos brackets. Além do fato dos brackets de safira serem mais translúcidos comparados aos de porcelana (que são mais opacos), eles também têm tamanhos reduzidos e espessura menor, tudo para que ele fique mais discreto no seu sorriso. Outro fator que deve ser levado em consideração é que os brackets de safira também são mais resistentes que os brackets do aparelho de porcelana.

O aparelho de safira é um aparelho estético fixo com mecânica semelhante à do aparelho odontológico metálico, porém por ser feito de safira, um material semelhante a um cristal, é mais discreto que o aparelho metálico, diminuindo o impacto para atividades profissionais e sociais.

O aparelho de safira por ter um valor intermediário, muitas vezes é uma opção mais acessível para aquele paciente que deseja um tratamento ortodôntico mais discreto quando comparado ao aparelho de dente metálico.