Aparelho Ortodôntico para Crianças e Adolescentes

Quando se fala em problemas dentários em crianças, deve-se ter em mente que quanto antes começar o tratamento odontológico, maiores as chances de sucesso, sejam esses problemas dentários ou esqueléticos. 

Isso significa que a partir dos 6 a 7 anos, é indicada a primeira visita ao ortodontista para detectar se há algum problema que já precise de  interferência ortodôntica. Algumas vezes é possível colocar o aparelho ainda nos dentes de leite, como por exemplo os casos de mordida cruzada, falta de espaço, arcadas dentárias estreitas, mordida aberta, tendência ao crescimento pobre ou excessivo da mandíbula (queixo), etc.

Alguns problemas dentários também podem ocorrer devido ao uso excessivo de chupeta, mamadeira ou se a criança chupa o dedo, quando é esse o caso, deve-se interromper o hábito o mais cedo possível e também são indicados alguns aparelhos infantis para reverter os problemas dentários causados por esses hábitos infantis.

Caso algum desses problemas seja detectado, é recomendado um aparelho infantil móvel ou ortopédico, por exemplo os aparelhos em acrílico, aparelho expansor infantil ou o aparelho máscara facial. Em alguns casos, os aparelhos infantis podem ser substituídos pelo Invisalign first, ele irá agir durante a fase de crescimento e após o término dessa fase – ortodontia interceptativa – entramos com a ortodontia corretiva, com os aparelhos fixos ou com o próprio Invisalign.

É importante saber também que essa interferência deve durar somente o  tempo de correção do problema dentário, que não deve ser extenso para que não se torne cansativo para a criança ou adolescente.

O Invisalign first tem como vantagem o fato de ser removível, portanto não interfere na higienização dos dentes – um fator bastante preocupante no tratamento dentário infantil – , além de evitar o bullying na escola. Além disso, não há restrições alimentares por conta do aparelho, evitando quebras e consequentemente prolongamento do tempo de tratamento. Ele tem grande aceitação por parte dos pequenos, gerando sucesso na prevenção de problemas dentários complexos futuros.

Muito se questiona se as crianças e adolescente realmente usam o Invisalign, por ser um aparelho removível, que depende da colaboração do paciente, e a resposta é: sim! Surpreendentemente na nossa vivência clínica como ortodontistas do mundo inteiro, notamos que as crianças e adolescentes aderem de forma muito positiva ao tratamento, sendo bastante colaborativas e os resultados são incríveis!

Para saber quanto custa o aparelho infantil; quando se deve interferir; por quanto tempo usar; qual o aparelho mais indicado, etc. é necessária a avaliação ortodôntica, radiografias e análise do crescimento da criança para que possamos saber ao certo essas respostas.